SEBRAE oferece modelos de planilhas para controle financeiro


Existem alguns cuidados que precisam ser tomados por todas as empresas, independente do seu porte ou setor, que não podem ser deixados de lado pelo gestor. Entre esses cuidados, podemos citar a criação de um plano de negócios, o controle financeiro, formação de preço, prospecção de clientes e o planejamento estratégico.
Por exemplo, com o controle financeiro, os empreendedores podem ter uma visão sobre a saúde da empresa e tomar decisões mais assertivas e estratégicas, baseadas nas informações de fluxo de caixa, por exemplo. Caso seja identificada a necessidade de crédito, este pode ser adquirido com mais facilidade quando há esse controle, pois as instituições financeiras precisam saber que você é capaz de gerenciar bem as finanças da empresa antes de conceder qualquer tipo de crédito.
O preço do produto ou serviço é um dos itens básicos e precisa ser calculado levando em consideração alguns fatores como custos da empresa, concorrência, objetivos de lucro e demanda. Um preço mal formulado pode trazer prejuízos financeiros e perda de competitividade, pois ele é um ponto que pode determinar a escolha da sua empresa pelo cliente. Esse recurso pode ser utilizado estrategicamente para maximizar lucro, atrair a atenção de novos clientes e até mesmo fidelizá-los, por isso, todo cuidado é pouco na sua definição.
São muitas tarefas para gerenciar e o tempo é curto para dar conta delas. Por isso, o Sebrae criou ferramentas de suporte em formato de planilha para que você, empreendedor, não passe por apertos na gestão do seu negócio. Com elas você consegue monitorar processos, definir estratégias, gerir colaboradores, controlar as finanças e muito mais!
Clique aqui para baixar os documentos na página do Sebrae. É necessário realizar um cadastro.