Odontologia Suplementar alavanca a saúde bucal do brasileiro, diz CEO da Amil Dental


“Com a contratação do plano, os clientes se sentem estimulados a consultar o dentista no primeiro sinal de desconforto”, explica Rodrigo Rocha
Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), as doenças bucais atingem cerca de 3,5 bilhões de pessoas no mundo e costumam estar associadas a outros problemas graves de saúde, como problemas cardiovasculares, hipertensão e diabetes. Além do risco que elas trazem, as questões de saúde bucal causam dor, desconforto, provocam isolamento social, perca da autoconfiança e absenteísmo.
Para evitar esses problemas, cada vez mais brasileiros adquirindo um plano odontológico. De acordo com dados da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), em janeiro de 2023 os planos exclusivamente odontológicos registraram cerca de 30,7 milhões usuários, mantendo o amplo crescimento do ano passado. No período, houve crescimento de cerca de 2 milhões de beneficiários, o equivalente a uma expansão de 7%.
Para Rodrigo Rocha, CEO da Amil Dental, um dos principais fatores que auxiliaram no crescimento do setor é o custo-benefício dos planos odontológicos individuais e empresariais. “Com a contratação do plano, os clientes acabam se sentindo estimulados a se consultar com o dentista assim que surge o primeiro sinal de desconforto. Isso é bastante positivo e importante para evitar complicações. Com o trabalho de prevenção e com tratamentos precoces, a saúde bucal é preservada com mais facilidade e evitam-se complicações que podem ser mais dolorosas e de custo alto”.
Rocha destaca que para esse ano, uma das tendências do setor é a busca por inovações que atendam a todos os stakeholders: beneficiários, dentistas e corretores. “Além disso, desde 2021 percebemos um aumento da procura por produtos da nossa linha estética. Pensando nesse público, lançamos ano passado um novo produto, com maior ênfase no clareamento dental, mas sem perder de vista outros procedimentos importantes para a saúde bucal, como remoção de siso, tratamento de canal, restauração em resina e limpeza. Esse era um pedido frequente dos clientes e a busca por produtos da linha estética deve seguir em alta em 2023”.