Julho Neon se consolida como símbolo da evolução da saúde bucal no país


O movimento Julho Neon, Salve o Sorriso Brasileiro foi criado em 2021 com a missão de “mudar a percepção da sociedade, da classe odontológica e do poder público sobre a urgência de colocar a promoção da saúde bucal no topo das prioridades para o futuro dos brasileiros”, de acordo Roberto Cury, presidente da Sinog, idealizadora da iniciativa. A Amil Dental apoia e participa do projeto desde o início, pois o considera alinhado com o seu principal propósito de multiplicar o acesso à assistência odontológica de qualidade no país.
No seu terceiro ano, os resultados demonstram que a missão vem sendo cumprida. As ações já impactaram mais de 80 milhões de pessoas e seguem engajando milhares de cirurgiões-dentistas, estimulando doações relevantes para ONGs que militam na área - como os Doutores das Águas e a TdB (Turma do Bem) - e iluminando de neon diversos monumentos nacionais, entre eles o Cristo Redentor e o Congresso Nacional, para chamar a atenção para a causa.
O período também coincidiu com crescimento robusto na busca por acesso. Somente a Odontologia Suplementar registrou mais de 4 milhões de novos vínculos e saltou de 27,1 milhões (jun/22) para 31,2 milhões (jun/23) de beneficiários no total. Hoje, os planos odontológicos oferecem cobertura para quase 17% da população em pontos de atendimento que alcançam 99,8% dos municípios do país.
São indicadores que comprovam uma transformação em andamento na assistência odontológica no Brasil, embora ainda exista muito a ser feito. E o Julho Neon se tornou um impulsionador fundamental e o principal símbolo dessa mudança.
A edição de 2023 vai iluminar o Cristo Redentor, o Palácio dos Bandeirantes, o Congresso Nacional e o Maracanã. Estrear o Odontomóvel que, diariamente no mês de julho, vai percorrer comunidades carentes para realizar atendimentos gratuitos e distribuir kits de higiene bucal. E realizar uma programação intensa de palestras educativas, distribuição de materiais informativos, atividades interativas, exames bucais gratuitos e orientações personalizadas.
Além disso, a movimentação nas redes sociais desempenha um papel cada vez mais significativo. Influenciadores digitais, profissionais da área da Odontologia e instituições relacionadas à saúde bucal estão utilizando as suas plataformas para compartilhar informações, dicas e conscientizar o público. A Amil Dental, por exemplo, distribui os materiais desenvolvidos pelo Julho Neon em seus canais e intensifica a produção de conteúdo próprio sobre o tema.
Aliás, o engajamento de todo o segmento odontológico, sobretudo dos cirurgiões-dentistas, tem sido determinante para o sucesso do movimento. Atualmente, grande parte dos quase 400 mil dentistas brasileiros participa ativamente do Julho Neon assumindo o papel de orientadores e promotores dos cuidados com a saúde bucal.
“Os cirurgiões-dentistas brasileiros são peças fundamentais nesse esforço. Estão entre os mais competentes do mundo, têm conhecimento técnico para oferecer a melhor experiência aos pacientes e, principalmente, contam com a confiança e a autoridade necessárias para conscientizar o público. São, indiscutivelmente, os líderes dessa transformação”, resume Patrícia Colombo, gerente de relacionamento da Amil Dental.
O Julho Neon é um movimento fundamental para a promoção da saúde bucal e a valorização da Odontologia no país. Por isso, a Amil Dental apoia a iniciativa. E você, credenciado Amil Dental, junte-se a nós e seja também um agente na tarefa de salvar o sorriso brasileiro.
Veja mais informações no vídeo abaixo e não deixe de acessar https://julhoneon.com.br/ para ficar por dentro de tudo. Vem com a gente!