Quais as causas do turnover nas contratações


O que é turnover?
O turnover é a alta rotatividade de funcionários em uma empresa, ou seja, um empregado é admitido e outro desligado de maneira sucessiva. Existem diversos motivos que contribuem para o turnover, como: salários baixos, más condições de trabalho e, muitas vezes, a própria insatisfação do funcionário.
Motivos para o turnover
- Problemas na gestão de pessoas
- Clima organizacional ruim
- Mercado de trabalho aquecido
- Inadequação do perfil para a vaga
- Pouca experiência
Como diminuir o turnover?
O turnover representa resultados negativos aos empresários, que vão precisar lidar com as despesas advindas deste processo.
Porém, esse pode ser um momento de rever a situação da empresa, de tentar identificar onde estão as falhas e até mesmo renovar a equipe de trabalho - capacitando-se para não repetir os mesmos erros. Para tentar diminuir a alternância de funcionários na sua empresa, é importante verificar os índices de rotatividade de pessoal. Isso pode ser feito com a identificação, em nível quantitativo, das contratações e rescisões.
As pesquisas de clima são as mais recomendadas para fazer essa análise, porque com elas torna-se possível avaliar se os funcionários estão motivados, quais são suas expectativas e se existem problemas de relacionamento dentro da empresa interferindo em seu desempenho.
Os prejuízos de uma seleção profissional malfeita
Para evitar alta rotatividade, as empresas devem saber avaliar o perfil dos candidatos de acordo com as necessidades de cada função.
Recrutar é o processo de identificar e atrair pessoas por meio de divulgação e pesquisas. É a procura por candidatos que estão disponíveis dentro e fora da empresa (no mercado de trabalho), com potencialidade para preencher um cargo vago.
Para começar o recrutamento, é importante que o empresário tenha em mãos a descrição do cargo. Isso facilitará a análise da busca pelos melhores candidatos e a definição de como deverá ser o processo de recrutamento.
Essa descrição do cargo nada mais é do que a relação das atividades ou funções que o candidato irá executar dentro da empresa; quanto ele vai custar e qual o perfil (características do candidato) se adapta ao cargo, para facilitar a localização da pessoa no mercado.
Estas características citadas são:
- Experiência necessária;
- Formação escolar e profissional;
- Idade;
- Estrutura familiar;
- Vida social.
Um dos meios para a empresa recrutar é recorrer ao seu quadro de colaboradores, verificando, por meio de uma análise, se existem candidatos internos com potencial para suprir a vaga existente. Esse é o método de recrutamento interno.
O método de recrutamento externo é aquele que recorre ao mercado de trabalho, local – presente na própria comunidade onde a empresa atua ou conforme as exigências do cargo – regional, nacional ou até internacional.
A empresa pode recorrer também ao método de recrutamento misto, ou seja, utilizar os meios interno e externo ao mesmo tempo para o preenchimento das vagas existentes.
Você deve escolher um meio que seja eficiente para a sua empresa. O recrutamento deficiente ou inadequado traz prejuízos.